Cupins soldados

O que os cupins soldados fazem em uma colônia de cupins?

Cupins soldados, os cupins são insetos sociais e vivem em colônia Como as Colônias de Cupins compostas por diferentes castas. Embora variem ligeiramente entre as espécies, normalmente existem três castas em uma colônia de cupins. Todas essas três castas trabalham para garantir a sobrevivência final da colônia. Das três castas, os cupins soldados são responsáveis ​​pela proteção de sua colônia.

Aparência

Como eles se parecem?

Os cupins soldados têm cabeças com formatos distintos e são geralmente maiores do que as operárias. Suas mandíbulas protuberantes os ajudam a proteger suas colônias. Os soldados têm corpos alongados e são vermelho claro, marrom claro ou branco.

Observe as grandes mandíbulas escuras
Cupins soldados

Papel do Térmita Soldado

Dentro dessas castas de cupins, o soldado é responsável por defender o ninho. O principal inimigo de um cupim é uma formiga. Considerando as grandes cabeças e mandíbulas dos soldados, eles estão bem equipados para combater os insetos (tipicamente formigas) que invadem a colônia. Um feromônio de alarme pode sinalizar tal invasão e trazer soldados ao local do ataque. No entanto, os soldados nativos de cupins subterrâneos constituem apenas cerca de 2% dos membros da colônia, portanto podem ser facilmente subjugados se as formigas vierem em grande número. Em algumas espécies, os soldados de cupins têm uma projeção semelhante a um tubo (chamada de fontanela) que contém uma substância pegajosa que aprisiona seus inimigos. Outra responsabilidade dos soldados é usar suas cabeças superdimensionadas e endurecidas para tapar buracos nos tubos de lama que se estendem do solo até uma fonte de alimento acima do solo.

Existem também algumas funções mais sutis para os soldados – como organizadores. Um grupo de trabalhadores isolado no topo de um tubo de ensaio, e separado da comida (madeira) por uma polegada ou duas de solo, não faz túnel para a madeira a menos que haja pelo menos uma solda no grupo.

Os cupins soldados dependem dos cupins operários para alimentá-los. Os soldados não podem se alimentar porque suas mandíbulas grandes (mandíbulas) os impedem de morder madeira ou outros materiais de celulose.

Os cupins do soldado mordem?

Os cupins soldados costumam picar ao atacar outras pragas, como as formigas que invadem suas colônias. Embora incomum, os soldados mordem humanos se forem manipulados. Picadas de cupins causam pouca irritação ou dor, mas não são conhecidos por espalhar doenças.

Vida útil

Os cupins se desenvolvem de ovos para larvas (ninfas) e, finalmente, adultos. As ninfas passam por uma série de mudas à medida que se transformam em operárias, soldados ou alados. Esse processo pode levar meses e os adultos vivem entre um e dois anos.

Dano Causado por Soldados

Embora os cupins soldados não consumam madeira, eles protegem os trabalhadores que consomem. Essas pragas comunicam perigo à colônia batendo suas cabeças contra as paredes do túnel e criando vibrações. Eles também auxiliam os trabalhadores na reparação de túneis e na construção de novos.