Diferenças entre cupins e formigas

CUPINS VS FORMIGAS: QUAL É A DIFERENÇA?

Diferenças entre cupins e formigasDiferenças entre cupins e formigas, dê uma olhada nas diferenças entre cupins e formigas, especificamente formigas carpinteiras. Tanto as formigas quanto os cupins se aglomeram na hora do acasalamento e ambos são conhecidos por causar danos à madeira. Na verdade, existem muitas espécies de formigas que enxameiam e podem ser confundidas com enxames de cupins. No entanto, eles têm mais diferenças do que semelhanças.

Continue lendo para aprender mais sobre cupins e formigas.

E embora muitas espécies de formigas formem um enxame e tenham asas, vamos nos concentrar nas formigas carpinteiras , pois são mais comumente confundidas com cupins devido às suas tendências de danificar a madeira.

Como você pode saber a diferença entre cupins e formigas?

Formato corporal

Uma das principais diferenças entre cupins e formigas é a forma de seus corpos. As formigas carpinteiras, junto com outras formigas, têm “cinturas” estreitas. Os cupins, por outro lado, têm “cinturas” mais largas.

Antenas

As antenas dos cupins são diferentes das das formigas porque se parecem com pequenas contas ou bolas, e são retas. Antenas de formigas são nitidamente acotoveladas.

Asas

Lembre-se de que apenas formigas de carpinteiro e cupins reprodutivos têm asas e enxameiam da colônia. Existem algumas maneiras de diferenciá-los, embora esses identificadores possam ser difíceis de ver.

Ambos os insetos têm dois conjuntos de asas. As asas dos cupins são bastante uniformes em tamanho, enquanto as formigas têm duas asas anteriores grandes e duas asas traseiras menores. Às vezes, você pode encontrar apenas asas. E se eles são todos do mesmo tamanho, então provavelmente são asas de cupim. Se as asas tiverem tamanhos diferentes, provavelmente são asas de formiga.

Dietas

Diferenças entre cupins e formigas

Os cupins são conhecidos por comer estruturas de madeira porque precisam da celulose da madeira para sobreviver. As formigas carpinteiras comem madeira? Não. Em vez disso, eles constroem suas casas na madeira, escavando as aparas à medida que se aprofundam nas estruturas. Ao contrário dos cupins, a dieta das formigas carpinteiras consiste em outros insetos.

Visibilidade

O habitat de um cupim depende da espécie de cupim . A menos que você localize um enxame, é mais provável que você encontre sinais de cupins em vez dos próprios insetos. Os principais sinais de que você tem cupins incluem asas descartadas, tubos de lama e danos à madeira para cupins subterrâneos. Pelotas de cupins, ou “excrementos”, podem ser um sinal de cupins de madeira seca . As formigas carpinteiras, por outro lado, se aventuram em busca de comida, então você pode realmente vê-las em sua casa.

Atraentes

A umidade em sua casa atrai formigas e cupins. Naturalmente, eles também são atraídos por madeira e por pontos de entrada fáceis. No entanto, é aí que começa a se desviar a lista do que atrai formigas de carpinteiro e cupins.

Outra diferença entre cupins e formigas é que as formigas carpinteiras não comem madeira (como mencionado acima), por isso serão atraídas por outras fontes de alimento e podem ser vistas vagando nos peitoris das janelas e rodapés.

Formigas voadoras contra cupins

As formigas carpinteiras se aglomeram na hora do acasalamento. Isso significa que você pode ver algo semelhante a uma formiga voadora. E isso pode ser exatamente o que é. As formigas carpinteiras que enxamiam têm asas e se parecem com os cupins voadores. Mas as formigas voadoras e os cupins voadores têm diferentes formas de corpo, antenas e asas (veja a imagem acima).

Os cupins podem ser confundidos com formigas?

Sim, os cupins podem ser confundidos com formigas (e vice-versa), especialmente quando estão voando durante um enxame. Descrevemos algumas diferenças importantes em suas aparências acima, como forma do corpo, antenas e asas. Mas certamente pode ser difícil detectar essas diferenças. É aqui que um profissional treinado em controle de pragas pode ajudar.

Se você acha que tem alguma praga em sua casa, entre em contato com Combate Ambiental. Um profissional treinado em controle de pragas pode avaliar seu problema e trabalhar com você para personalizar um plano de controle e prevenção.

PRECISA DE AJUDA? ESTAMOS DISPONIVEIS 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS DA SEMANA. LIGUE AGORA. (11)3801-4000