Enxame de cupins

Enxame de cupins

O que é um enxame de cupins?

Enxame de cupins

Pode soar como uma cena de um filme de ficção científica, mas os enxames de cupins são uma ocorrência comum e necessária para a sobrevivência e dispersão dos cupins. Quando os cupins, ou alados , se aventuram para fora de um ninho dentro de uma casa, eles tentam se espremer através de rachaduras e fendas nas paredes e alicerces para alcançar o ar livre pela primeira vez. Como os cupins em enxame são atraídos pela luz, eles geralmente podem ser encontrados perto de janelas ou luminárias.

Os cupins enxameiam somente depois que a colônia atinge um certo tamanho e as condições climáticas tornam-se ideais para o vôo. Se você vir um enxame de cupins ao redor de sua casa, é provável que haja uma colônia bem estabelecida de cupins vivendo dentro ou perto de sua casa. Para muitos proprietários, um enxame de cupins pode ser o sinal mais visível de uma infestação de cupins.

Por que os cupins se aglomeram?

Os cupins se aglomeram depois que sua colônia original atinge um certo nível de capacidade e está pronta para se expandir. Para a maioria das colônias, isso acontece uma vez por ano. Centenas ou mesmo milhares de enxames, chamados alates, são produzidos com o único propósito de reprodução e expansão. Os enxameadores incluem machos e fêmeas, e o número criado a cada ano varia de acordo com o tamanho da colônia e o subgrupo de cupins. Eles vivem no solo perto da superfície de seu ninho até que as condições sejam adequadas para o vôo. Essas preparações de enxameação são feitas na mesma época em todas as colônias da área.

Quando as condições são adequadas, os enxames se lançam no ar e formam pares. Uma vez emparelhados, os casais perdem suas asas, acasalam e encontram um novo lugar para começar um ninho para povoar, se disponível. Isso ocorre mesmo se não houver colônias próximas com as quais trocar alados. Os lançamentos costumam se espalhar por alguns dias, com um grande lançamento no primeiro dia e outros menores nos dias subsequentes.

Quando os cupins se aglomeram?

O tempo de vôo varia por subgrupo – os cupins subterrâneos costumam enxamear na primavera e durante o dia, os cupins de madeira seca esperam até o final do verão ou início do outono e os cupins de madeira úmida enxameiam no verão.

Independentemente da espécie, a maioria espera até um dia após uma chuva forte, quando o tempo está nublado e os ventos estão abaixo de 6 mph. Solo úmido auxilia no processo de construção do ninho para parceiros recém-emparelhados e as taxas de sobrevivência são maiores quando há mais umidade. No entanto, os cupins não precisam estar do lado de fora para enxamear. Eles às vezes podem calcular mal seu ponto de lançamento e enxamear dentro de casa.

Enxames de cupins de madeira seca

Os enxames de cupins de madeira seca são normalmente significativamente menores do que os enxames de cupins subterrâneos – muitas vezes com não mais do que 100 enxameadores. Devido ao tamanho limitado do enxame, você pode não ver este sinal de alerta comum para uma infestação de cupins. No entanto, você pode notar asas de cupins de madeira seca perto dos peitoris das janelas imediatamente após um enxame. Os cupins de madeira seca tendem a se formar em enxames durante o final do verão ou nos meses de outono.

Enxames de cupins de madeira úmida

Os cupins de madeira úmida fervilham no verão. No entanto, os cupins de madeira úmida são uma preocupação menor para os proprietários, uma vez que eles não danificam as casas com frequência. Os cupins de madeira úmida raramente fazem ninhos dentro das casas porque o teor de umidade na madeira não é alto o suficiente para que sobrevivam. No entanto, os cupins de madeira úmida produzem enxames e podem estar presentes na madeira ao redor das casas, como postes. Um especialista em cupins pode identificar sinais de cupins de madeira úmida dentro ou perto de casas, fornecer recomendações para reduzir a umidade que favorece os cupins e criar um plano de tratamento personalizado.

Verifique se há uma infestação

Como os enxames de cupins indicam que uma colônia atual está florescendo nas proximidades, é importante inspecionar sua casa e propriedade se você ver um enxame perto de sua casa. Se você acha que pode ter atividade com cupins, ligue para um especialista em controle de cupins da Combate Ambiental para uma inspeção gratuita o mais rápido possível.